DA CASA À ESCOLA
Objetivos
Desenvolver a percepção visual do entorno da escola.
Identificar os pontos de referencia.
Aprender diferentes representações cartográficas do bairro.
Conteúdo
Cartografia.
Anos
4° e 5°
Tempo Estimado
Quatro aulas
Material necessário
Croquis (desenhos, esboços de plantas) de propaganda de apartamentos, fotos do bairro (áreas e de satélite) conseguidas no Google.
Desenvolvimento
1° etapa: cada aluno deve observar o trajeto entre a casa e a escola. Despertando a atenção para os nomes das principais ruas e outros pontos de referencia (prédios comerciais e outros locais conhecidos). Orientá-los a anotar as observações, escrevendo um texto descritivo com nomes de ruas e pontos de referência.
2° Etapa: Distribua croquis de propaganda e questione: o que é um croqui? Quais são os elementos usados para fazê-lo? Como desenhá-lo?
3° Etapa: Pedir que passem as informações do texto para outra linguagem: a do desenho. Assim como nos croquis distribuídos, devem constar informações para localizar o leitor.
Avaliação
Compare os croquis confeccionados aos desenhos, questionado as diferentes representações cartográficas.
Texto
Quando eu venho pra escola, eu passo por muitas casas e pessoas que estão indo trabalhar, passo em frente um botequinho que tem em frente à escola estadual, o nome dele é kit lanches.
Tem também a igreja católica que é muito bonita, é grande, verde e seu jardim têm muitas flores plantadas na frente, tem também um chafariz que corre água enquanto a gente ta na missa.
Depois tem o centro pastoral aonde vamos à catequese, e o campinho da igreja em frente, a calçada que as mulheres caminham.
Eu também passo na frente da escola Nilza e da área de lazer, lá aonde tem a expo Vera, do lado é o estádio de futebol, e na outra esquina já cheguei na minha escola.
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário